O que são Ligas Acadêmicas e Grupos de Estudos?
Afinal de contas, o que é uma liga acadêmica?
É bem provável que no momento em que você pisou aqui na faculdade um bombardeio de termos acadêmicos foi despejado em cima de você, sem cerimônias. Tenho certeza que liga acadêmica está nesse rol de novas palavras que passaram a fazer parte do seu dia-a-dia da noite para o dia.
Mas, afinal de contas, o que é uma liga acadêmica e por que eu devo fazer parte de uma?
Para começo de conversa, uma liga acadêmica é uma associação de estudantes que adota como referência o tripé universitário ensino, pesquisa e extensão, segundo o conceito da ABLAM (Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina).
Para ser considerada uma liga acadêmica de medicina, segundo as Diretrizes Nacionais desta associação, deve ser composta por uma diretoria com ⅔ de discentes do curso de medicina.
Podem conter membros-ligantes e observadores de outros cursos, bem como de médicos e residentes, tanto no papel de ligantes quanto de preceptores. As ligas acadêmicas precisam estar vinculadas a uma instituição de ensino. Seu orientador pode ou não estar vinculado a um centro de educação superior.
Basicamente, o seu funcionamento é regido por um estatuto, onde estão contidas as orientações, regras, direitos e deveres dos membros e demais informações pertinentes.
Tem por objetivo, a promoção da interação entre a sociedade e a comunidade acadêmica, a difusão de conhecimentos da área médica, promoção do ensino e da pesquisa e a divulgação científica.
São instituições de iniciativa estudantil que são fiscalizadas em nível local, por entidades supervisoras – como a própria faculdade e o DAOR – e pela ABLAM.
Quero abrir uma liga
O DAOR preparou um tutorial para você que deseja abrir uma liga acadêmica na faculdade. Lá tem informações importantes para que sua liga saia do papel.
Para acessar é muito simples: basta clicar no botão abaixo.